RD Station envia mais de 1.5 bilhão de e-mail por mês com Twilio SendGrid

Target symbol with envelope in the middle

1.5

bilhão de envios de e-mail por mês

Planet with user symbol

40K

clientes usando a plataforma em mais de 40 países

Package with heart

99%

de taxa de entrega

Completando 11 anos no mercado, a RD Station é uma das líderes brasileiras no desenvolvimento de software SaaS e tem como objetivo contribuir para o crescimento de pequenas e médias empresas de diferentes segmentos. A plataforma de automação de marketing e vendas é líder no Brasil e já possui mais de 40.000 clientes espalhados por 40 países.

Dentro do escopo de produtos da empresa, está a RD Station Marketing, ferramenta de automação de marketing que oferece o apoio estratégico necessário para criação de campanhas, nutrição de leads, geração de oportunidades comerciais qualificadas e alcance de mais resultados com marketing digital. Para garantir o sucesso das campanhas dos seus clientes, a RD escolheu a API de e-mail Twilio SendGrid para disparo de e-mails dentro de sua ferramenta.

Ferramenta de automação nº 1 no Brasil e América Latina

Desde a construção de sua ferramenta de automação de marketing, a RD Station definiu como prioridade o foco em seu core business e não na operacionalização de e-mails. “Nós escolhemos focar em garantir que nossos clientes aprendam a usar o e-mail como canal de comunicação e consigam tirar os melhores resultados desse canal”, explica Thiago Rossato, responsável pelo time de engenharia, suporte e SRE do produto RD Station Marketing

Por isso, a empresa buscou uma solução de API de e-mails que poderia ajudá-los com escalabilidade, confiabilidade, relacionamento com servidores, políticas de bocking e gestão de IPs. A escolha foi certeira e a empresa que nasceu em 2011 já integrada com a API de e-mail Twilio SendGrid, continua essa parceria até hoje.

“A RD nunca considerou implementar uma operação de e-mail, pois sabe da complexidade que é envolvida nesse processo. Por isso, optamos por crescer e evoluir juntos com a Twilio.” Thiago Rossato, Diretor de Engenharia na RD Station.

“O Twilio SendGrid trouxe a segurança que precisávamos para crescer, sem ter que mudar de provedor no meio do caminho, e até hoje apoia nosso crescimento expressivo. Se hoje me perguntarem se o RD Station Marketing consegue disparar 10 bilhões de e-mails por mês, eu responderia que sim, afinal, não tenho dúvida que o produto da Twilio consegue”

Thiago Rossato Diretor de Engenharia

Preparados para escalar com Twilio SendGrid

Um dos principais fatores que foi levado em consideração na escolha da API de e-mail, foi a busca por uma solução que conseguisse atender a empresa em suas diversas fases, desde o início até o crescimento em escala. O software RD Station Marketing passou de 100.000 envios de e-mails ao ano para a média de 1,5 bilhão por mês em 2021, sem precisar redimensionar sua operação ou trocar de fornecedor.

A capacidade de escalar também é decisiva em datas promocionais significativas como a Black Friday. Em 2021, a empresa chegou a disparar mais de 146 milhões de e-mails em apenas um dia, ajudando seus clientes a oferecerem promoções, ofertas e descontos.

“O Twilio SendGrid trouxe a segurança que precisávamos para crescer, sem ter que mudar de provedor no meio do caminho, e até hoje apoia nosso crescimento expressivo. “Se hoje me perguntarem se o RD Station Marketing consegue disparar 10 bilhões de e-mails por mês, eu responderia que sim, afinal, não tenho dúvida que o produto da Twilio consegue”, diz Thiago.

Além da escala que a empresa conta em seus disparos ao longo do ano, outra questão importante para a RD é a entregabilidade, garantindo que os e-mails enviados cheguem nas caixas de entrada. Ao longo dos anos, a Twilio SendGrid e a RD Station construíram uma forte parceria, realizando várias discussões sobre novidades de mercado, técnicas para melhorar a entregabilidade, boas práticas para evitar spam, além das taxas de clique. Hoje a RD tem uma taxa de entregabilidade que chega a 99% e continua investindo em técnicas para aumentar suas taxas e diminuir a quantidade de maus-enviadores.

Usando a escala, segurança, capacidade de entrega e confiabilidade do Twilio SendGrid, a RD conseguiu se concentrar na criação de outras funcionalidades e diferenciais em seu produto. Hoje, o RD Station Marketing oferece soluções diferenciais em seu produto como a opção de envio inteligente, que sugere o melhor dia e horário para cada tipo de cliente entregar seus emails de forma relevante.

Atendimento tropicalizado

A parceria com a Twilio é de longa data, iniciada em 2010. O Twilio SendGrid acompanhou o crescimento do envio massivo de e-mails desde o princípio. “Em nenhum momento fomos afetados pela falta de escala nessa operação. Sempre fomos muito bem atendidos e rapidamente”, ressalta Rossato.

Ao longo de cada adaptação necessária nos produtos, certos ajustes foram realizados e o Twilio SendGrid conseguiu acompanhar estes desafios, inclusive com consultoria da empresa para a RD Station obter o entendimento de questões técnicas e tendências de mercado. “O time da Twilio é composto por pessoas que entendem nosso conceito e a tropicalização de atendimento faz toda a diferença. Ser atendido por brasileiros que entendem nossos desafios de uma forma mais regionalizada agiliza as negociações e facilita também a comunicação já que estamos falando nossa língua nativa”, adiciona Thiago.

Bárbara Koch, gerente responsável pelos times de engenharia, também destaca que uma outra vantagem de contar com a Twilio como parceira, seja para e-mail ou outros canais, é conseguir oferecer soluções para os clientes o quanto antes. “Com o conhecimento da Twilio em comunicação e melhores benchmarking do mercado, temos a ajuda necessária para a implementação das soluções”, finaliza Koch.

Para os próximos passos, a RD Station pretende implementar outros produtos com a Twilio e expandir a parceria com a empresa. “Ter uma solução personalizada como da Twilio traz velocidade nesta implantação. Estaremos juntos em uma nova jornada e com outros produtos”, enfatiza Bárbara.

“Com o conhecimento da Twilio em comunicação e melhores benchmarking do mercado, temos a ajuda necessária para a implementação das soluções”

Bárbara Koch Gerente responsável pelos times de Engenharia

Pronto para começar a usar a Twilio?