Rápida expansão do app de entregas Yummy na América Latina com a escalabilidade e segurança do Twilio Messaging

Chat bubbles

550.000

mensagens enviadas em dezembro de 2021

People arrow up

18.000

inscrições em um único dia em dezembro de 2021

Com poucos dos apps de entrega tradicionais, como o Uber Eats e o Rappi, presentes na Venezuela em 2020, havia uma lacuna no mercado de entregas quando a pandemia de COVID-19 forçou as pessoas a ficarem a casa.

A falta de concorrentes estrangeiros aliada ao conhecimento do mercado interno, que foi consolidado por meio de parcerias com empresas locais, ajudou a empresa a crescer rapidamente e logo se expandir para o Peru, Panamá e Bolívia. No segundo semestre de 2021, a Yummy acrescentou o compartilhamento de percurso ao seu portfólio de serviços.

Dadas as circunstâncias desafiadoras na economia venezuelana com a hiperinflação, a Yummy também permitiu vários meios de pagamento, incluindo o Binance Pay, que aceita pagamentos em criptomoedas.

Para sustentar seu crescimento exponencial em toda a América Latina, a Yummy precisava de uma plataforma de mensagens escalável e sua primeira opção foi a Twilio, de acordo com o CTO da Yummy, Ignacio Carillo-Batalla. A Twilio era bem conhecida entre a comunidade de desenvolvedores, da qual Ignacio faz parte, e “o fato de ser são tão bem conhecida entre os desenvolvedores naturalmente a torna uma primeira opção para os desenvolvedores”.

De acordo com Carrillo-Batalla, a Twilio foi a escolha mais fácil para trabalhar com desenvolvedores, proporcionando o menor tempo de lançamento no mercado. Ela também fornece escalabilidade para pagar à medida que você cresce, bem como vantagens em termos de preços e taxas de entrega de mensagens mais altas. A Yummy usou tanto a API de SMS quanto a de WhatsApp, embora esta última seja muito mais popular e difundida na América Latina. E dadas as outras soluções da Twilio disponíveis, a Yummy viu a Twilio como um parceiro escalável de longo prazo para expandir seus negócios e experimentar novos produtos.

Problemas de latência e segurança

Mas havia outros desafios. Devido à carência de qualidade e cobertura da infraestrutura de telecomunicações em alguns países, as mensagens frequentemente chegavam atrasadas ou não chegavam, o que levou a perda de vendas e clientes frustrados. Outro desafio na América Latina em geral é a segurança, pois os provedores e motoristas precisam garantir que os clientes sejam quem eles dizem que são.

A Yummy voltou a buscar a Twilio e está atualmente migrando para a API Verify da Twilio. A API Verify permite que a verificação do usuário valide a posse do número de telefone enquanto protege contra fraude e spam. O Verify também garante um canal de comunicação estável com profundidade de rota para garantir a entrega, o que permitirá que a empresa melhore sua taxa de conversão.

E as coisas têm ido muito bem até agora. A Yummy alcançou um pico de 18.000 inscrições em um único dia em dezembro de 2021 e também registrou 550.000 mensagens durante o mesmo mês.

Olhando para o futuro, o Yummy também está considerando usar a plataforma transacional de e-mail de marketing Sendgrid da Twilio para confirmações de transações e pagamentos. O Yummy também entrou em contato com a Twilio sobre a possibilidade de potencialmente integrar a plataforma de contact center baseada em nuvem Flex do Twilio com o serviço Zendesk CRM para permitir experiências omnichannel e personalizadas aos clientes por meio de mensagens.

“O fato da Twilio de ser são tão bem conhecida entre os desenvolvedores naturalmente a torna uma primeira opção para os desenvolvedores”

Ignacio Carillo-Batalla CTO

Pronto para começar a usar a Twilio?